quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um Agente Português Na Roma Do Renascimento



A partir do inédito manuscrito de um fidalgo português, que para sempre ficará na penumbra do anonimato, o historiador Paulo Lopes leva-nos da corte portuguesa do século XVI à Roma Renascentista. Enviado, em segredo, pela Casa de Bragança, este fidalgo de Chaves registou as suas impressões sobre a cidade, as pessoas, os modos, e todo um manancial de informações sobre política, religião, estratégias e alianças - dados essenciais para que coroa e para as grandes casas aristocráticas portuguesas. Quem foi este homem? Que segredos guardava? O inédito manuscrito encontrado pelo historiador revela…

- O envolvimento dos papas e dos cardeais na guerra, bem como a vida mundana e profana das figuras de topo da Igreja católica.
- Descreve de forma extraordinariamente viva e colorida as festas em Roma e a figura da mulher romana, em particular a cortesã.
- As Guerras de Itália, conflito que transformou radicalmente a técnica e a arte de fazer a guerra, com consequências determinantes para o mundo moderno.
- A política da época e os correspondentes jogos de poder como sinónimos de realismo, determinação e violência.
- O retrato emotivo do dia a dia romano e das atividades e figuras sociais envolvidas.»


Autor: Paulo Lopes
Editora: Temas e Debates
PVP: 24.40€

Sem comentários:

Enviar um comentário