quarta-feira, 29 de junho de 2011

A ilha de Sacalina


Quando Tchékhov, entao um jovem medico, partiu para a ilha de Sacalina em Abril de 1890, ninguem compreendeu as suas motivaçoes. Ele proprio, incapaz de se explicar, falou da mania sachalina.
Nabokov fez-se eco dessa perpelexidade:«normalmente, os criticos que escrevem sobre Tchékhovrepetem que acham de todo incompreensivel o facto de, em 1890, o escritor ter empreendido uma perigosa e fatigante viagem à ilha de sacalina, para estudfar a vida dos condenados aos trabalhos forçados.»
Trata-se, de qualquer modo, do ep+isodio mais estranho da vida de Tchékhov. Tendo decidido incvestigar aquele lugar maldito, pôs-se a caminho, em condições maois do que precarias.Decidira nao se apresnetar como jornalista e nao possuia qualquer carta de recomendaçao ou documento ofixial. Apos dois meses e meio de viagem extenuante, o mais provavel era ser obrigado a regressar.
Enfrentou o frio, a chuva, as inundaçoes ed os incendios, e finalmente la estava, ao largo da Sibéria, a i ilha de Sacalina: «Em redor o mar, no meio o inferno.»

Autor: Anton Tchékhov
Editora: Relógio D'Água
PVP: 17.00€

Sem comentários:

Enviar um comentário