quarta-feira, 6 de julho de 2011

Guerra

Durante um período de cerca de quinze meses, Sebastian Junger acompanhou um pelotão sedeado num posto remoto no Afeganistão. O seu objectivo era simples mas, ao mesmo tempo, ambicioso: pretendia transmitir o que os soldados realmente experimentam - o que é efectivamente a guerra.
Nestas páginas, Junger oferece uma visão sobre as verdades do combate: o medo, a honra e a confiança entre soldados. Descreve coisas que poucos civis alguma vez terão oportunidade de testemunhar: o constante entorpecimento do corpo na antecipação do combate; os riscos automáticos e incontestáveis que os soldados correm em situações de combate para protegerem os seus companheiros; a confusão e a adrenalina geradas pelas emboscadas. Sebastian Junger mostra-nos o que significa lutar, servir e encarar o perigo de morte diariamente.
Ao longo da obra, Guerra vai desvelando a vida dos soldados - como vivem; o que vêem, aprende e sentem. Junger baseia-se na biologia, na psicologia e na historia militar para explicar as decisões que estes homens tomam e para contextualizar as suas tarefas. Na prosa vivida pela qual se tornou conhecido, o autor relata a fadiga física, o calor sufocante e a agonia da perda.
Guerra oferece-nos uma visão acutilante e sincera da experiência destes jovens soldados, mas também de todos os soldados que durante milénios viveram cenários de guerra. Fenómeno esse que poucos de nós realmente compreendemos e que continua a ser, mesmo nos dias de hoje, o derradeiro teste de carácter.
Com o malogrado jornalista Tim Hetherington, Junger realizou a partir desta mesma experiência o documentaria Restrepo, nomeado para os Óscares 2011.

Autor: Sebastian Junger
Editora: Arcádia
PVP: 17.95€

Sem comentários:

Enviar um comentário