sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Educação sexual e a escola



Qual deve ser a minha atitude quando um dos meus filhos toca os genitais? O que devo dizer a um aluno de 14 anos que me informa que se masturba várias vezes ao dia? O que pode aprender uma criança por ver os seus pais sem roupa? Como é que os filhos percebem o silêncio dos pais, perante a sexualidade?
O objectivo principal do educador sexual é dar uma formação e informação do ser sexual humano a partir da visão integral, sã, positiva e activa das diferentes dimensões humanas. Só assim se pode atingir uma integração harmoniosa que permite à pessoa viver a sua sexualidade através de meios positivos que potenciam a sua realização e prazer.
A visão integral da sexualidade implica as dimensões:
- somática
- afectiva
- cultural
- psicológica
- social
- axiológica ou valores
- religiosa
- sanitária ou higiénica
Para se defender da visão negativa dos meios informais de educação sexual (televisão, Internet, amigos, etc.) que são os que mais educam e influenciam os jovens, o educador deve procurar dar uma informação objectiva e cientifica do ser sexual a partir de atitudes positivas e criar no educando um juízo crítico perante a sua sexualidade.
A partir deste livro o educador sexual deve tornar-se um individuo que tem e cria atitudes positivas e activas para que as pessoas sexuadas vivam uma sexualidade sã, evolutiva e realizadora.
O educador sexual deve constituir-se como um especialista que ajuda a integrar a sexualidade dos filhos e educandos na integridade da sua pessoa e nos projectos de vida onde desejam vivê-la.


Autor: Cosme Puerto
Editora IDBooks
PVP: 16.99€

Sem comentários:

Enviar um comentário