segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os Pássaros Brancos E Outros Poemas


Autor: W. B. Yeats
Tradução: Maria de Lourdes Guimarães e Laureano Silveira
Editora: Relógio D'Água
PVP: 14.00€

W. B. Yeats nasceu em Junho de 1865 em Dublin, Irlanda. Era filho e irmão de pintores, numa família que fazia parte da minoria protestante. Durante algum tempo Yeats dedicou-se à causa do nacionalismo irlandês. E desde a adolescência uniu o interesse pela mitologia do seu país ao estudo dos mitos antigos.
Conheceu cedo a literatura irlandesa e dedicou-se ao estudo das disciplinas esotéricas, fazendo parte da Dublin Hermetic Society e mais tarde da rosacruciana Hermetic Order of the Golden Dawn.
Interessou-se por William Blake, cujas obras editou. Em 1889 conheceu a bela revolucionária Maud Gonne, que inspirou muitos dos seus poemas.
Yeats foi fundador do Abbey Theatre em Dublin. Perante a recusa de Gonne em se casar com ele, yeats acabou por pedir a mão da sua filha, Iseult. A negativa desta levou-o a desposar, em 1917, Georgie Hyde-lees, muito mais nova que ele.
Em 1923, Yeats recebeu o Prémio Nobel da Literatura, o primeiro concedido a um irlandês. Faleceu em 28 de Janeiro de 1939, em Roquebrune, França, num «dia escuro e frio», a acreditar no poema que W. H. Auden dedicou à sua memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário