terça-feira, 30 de outubro de 2012

Os Enamoramentos



Todos os dias, María Dolz toma o pequeno-almoço no mesmo café de Madrid. Entretém se a observar um casal que cumpre a mesma rotina. Parecem formar o casal perfeito, profundamente enamorado. Até que um dia o casal não aparece no café, o que deixa María com uma estranha sensação de perda.
Só mais tarde, quando vê uma fotografia do homem numa página de jornal - deitado no chão  esfaqueado, minutos antes de morrer - descobre que os amantes que tanto gostava de contemplar se chamavam Luisa e Miguel. Quando a mulher volta ao café, alguns dias depois, María, aborda-a para lhe apresentar as suas condolências e entra assim numa espiral que a levará a descobrir mais sobre o trágico fim de  Miguel.
Partindo do mistério em redor da morte de Miguel, Os enamoramentos revela-nos muito mais do que a verdade sobre esse trágico evento. É, acima de tudo, uma investigação metafísica sobre a vida, a morte, o amor e a moralidade. E um fascinante tratado sobre o estado do enamoramento, um estado positivo e redentor que parece justificar quase todas as coisas: acções nobres e desinteressadas, mas também as maiores crueldades.

Autor: Javier Marías
Editora: Alfaguara

PVP: 19.90€

Os Enamoramentos venceu o Prémio Nacional de Narrativa, recusado pelo autor. Ler mais 

Sem comentários:

Enviar um comentário