quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Grande Naufrágios Portugueses



Acidentes marítimos que marcaram a História de Portugal 1194 - 1991

A História da Expansão Portuguesa foi pautada por batalhas épicas, pelo domínio dos oceanos e pela conquista de novos continentes, mas há sempre um reverso da medalha que fica por contar. A história dos naufrágios e da luta contra o mar, um adversário intempestivo e imprevisível.

Desde os primeiro séculos da nacionalidade com os navios das esquadras de D. Fuas Roupinho (1180), da conquista de Faro (1249) e de Manuel Pessanha (1337), à esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 1500; passando pelos séc. XVI e XVII, quando, graças ao aumento do comercio originado pela Carreira das Índias  se deu não só a maioria como também as mais dramáticas tragédias marítimas portuguesas, com referencia, entre tantos outros, ao desastre das naus Águia e Garça, em 1559, ou os navios da esquadra de D. Manuel Meneses, em 1627, terminando nos dias de hoje, em 1991, com o naufrágio do pesqueiro Bolama.

Uma recolha exaustiva de 60 naufrágios  provocados por acidentes, batalhas navais ou por falha humana, muitos deles ocorridos na traiçoeira barra do Tejo, outros nos diferentes locais espalhados pelo mundo onde os portugueses andaram, destroços de continentes por descobrir e fascinam caçadores de tesouros que ainda sonham com as riquezas que as naus portuguesas transportavam.

Autor: José António Rodrigues Pereira
Editora: A Esfera dos Livros
PVP: 24.00€

Sem comentários:

Enviar um comentário