quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Romper Das Cordas



Ascensão e queda de uma teoria e o futuro da física

Uma obra excepcional e extraordinariamente acessível a todos os leitores, considerado livro do ano por The Economist e Seed, sobre a importância que a teoria de cordas granjeou entre leigos e especialistas. Uma importância, questionada com sólidos argumentos pelo Autor, que está mesmo a condicionar a investigação na física, impedindo-a de seguir outros rumos, bloqueando ou atrasando o progresso científico na área.


Este é um dos problemas da física actual, dos vários que Smolin inventaria neste livro, apontando linhas de investigação diversificadas, abertas por ideias originais muito promissoras.

Neste livro prodigioso e extraordinariamente acessível a todos os leitores, o prestigiado físico teórico Lee Smolin afirma que a física fundamental - a busca das leis da natureza - está a perder o pé. As ideias ambiciosas sobre dimensões extras, partículas exóticas, universos múltiplos e cordas apoderaram-se da imaginação do público em geral... e da imaginação dos especialistas. Mas estas ideias não foram testadas e há mesmo algumas -como a teoria de cordas - que parecem não oferecer qualquer possibilidade de teste. 

Contudo, apesar disto, estas especulações dominam o campo da investigação, atraindo os melhores cérebros e a maior parte do financiamento disponível, e criando um ambiente no qual muitas vezes os jovens físicos são penalizados por quererem enveredar por outras vias. Como Lee Smolin observa, a situação ameaça impedir o próprio progresso científico. 

Com clareza, paixão e autoridade, Lee Smolin faz uma avaliação lúcida dos problemas com que a física moderna se debate actualmente, ao mesmo tempo que nos aponta encorajadoramente o rumo a que a busca de uma nova ideia original nos pode conduzir. 


Autor: Lee Smolin
Tradução: Daniel Tiago Alves Ribeiro
Revisão Cientifica: Carlos Fiolhais
Editora: Gradiva
PVP: 26.50€

Sem comentários:

Enviar um comentário