quarta-feira, 20 de julho de 2011

O sol nasce sempre (Fiesta)

O enredo de O sol nasce sempre (Fiesta) decorre na Europa após o termo da Primeira Guerra Mundial. À excepção do toureiro Pedro Romero, todos os seus outros personagens principais se expatriaram dos EUA ou da Grã-Bretanha. E todos eles, quer busquem aventura ou algo indefinido com que preencher o vazio das suas vidas, se instalam em Paris.
Esta celebrizara-se, nos anos 20, graças à boémia esfuziante dos seus cafés e da sua intelectualidade.Aí se podiam, com efeito, encontrar pintores como Picasso, Miró ou Matisse, ou mulheres como a americana Gertrude Stein, que criara uma tertúlia onde diversos artistas plásticos ou escritores como James Joyce, F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway se juntavam para trocar ideias.
Mas se Paris garantia assim a todos uma vida interessante, a verdade é que muitos se sentiam também como vazia. De modo que, à semelhança de Hemingway e alguns dos seus amigos, um certo número de personagens deste romance pretenderão escapar à sofisticação e à corrupção da grande cidade, refugiando-se no universo mais tradicional da Espanha daqueles anos.
E porque muitos se reconheceram neste retrato de uma geração sem raízes, O sol nasce sempre (Fiesta) tornou-se rapidamente um romance de culto para os jovens europeus do período de entre as duas guerras

Autor: Ernest Hemingway
Editora: livros do Brasil
PVP: 12.90€

Sem comentários:

Enviar um comentário